Boas companheiros/as do Pedal
Vou ser muito breve na minha avaliação à Grande Rota do Zêzere
Adorei, é uma rota muito exigente, apesar de não ter terminado como queria. Fizemos em 5 etapas. Esta Grande Rota tem tudo o que um Bttista de Longas Distâncias gosta. Trilhos técnicos, com algum calhau, falésias, pontes, subir escarpas daquelas que tens de levar a bike às costas.
Para vos ser sincero, não gostei do Calor, Oh São Pedro, nem 8, nem 80. Fofa-se!
O ano passado brindaste-me com ventos ciclónicos e chuva torrencial, e este ano com 36cº no 4º dia. Muito obrigado, desisti devido ao calor excessivo, não me dou nada com o calor.
Faço estas viagens por gosto à bike e pelas paisagens fabulosas que passamos, e que servem de recompensa a subir intermináveis paredes, mas quando acho que já estou a sofrer demasiado devido ao calor, não consigo refrescar, porque não há uma única sombra, aí não há razão de continuar o martírio, e desisti por isso.
Primeiro a minha saúde, depois a diversão, se não houver sofrimento excessivo.
Lixou-me literalmente a Rota
Não sou de desistir em nada que me meto, mas o calor lixou-me a GRZ.
Não vou repetir nada, está feito.
As 5 etapas foram distribuídas assim;
PRIMEIRO DIA
PENHAS DA SAÚDE / CABEÇO DO PIÃO
Rolámos bastante, dos 110 km, deu para tudo, subimos um bom bocado, andámos por vezes junto a falésias, e ainda fui o único premiado nas quedas.
PENHAS DA SAÚDE / CABEÇO DO PIÃO
Rolámos bastante, dos 110 km, deu para tudo, subimos um bom bocado, andámos por vezes junto a falésias, e ainda fui o único premiado nas quedas.
-
Penhas da Saúde
-
Covão d'Ametade
-
Praia Fluvial de Valhelhas
-
Cabeço do Pião
-
SEGUNDO DIA
CABEÇO DO PIÃO / VALE CIMEIRO
CABEÇO DO PIÃO / VALE CIMEIRO
Desmotivei-me um pouco. Iam todos com uma pressa do caraças, e fiquei para trás, não os censuro, apenas desmotivei-me e quis desistir. Depois de ter falado com a minha namorada que me deu imensa força, e com o Hugo que me motivou, continuei e acabei o dia com bastante melhor, senti-me renascido no final do dia.
"Não interessa como começa o dia, mas sim como acaba - Grande verdade"
-
-
TERCEIRO DIA
VALE CIMEIRO / VALE SERRÃO
VALE CIMEIRO / VALE SERRÃO
Tivemos a primeira baixa, o R não se sentia em condições em continuar e foi-se embora. Percebo-o
Este dia foi muito duro também, não houve nenhum dia que fosse fácil, todos muito exigentes. Como já se constatava no nosso quotidiano de rota, era um sobe e desce constante.
Locais espectaculares.
Apanhei alguns sustos devido a descidas que fizemos, a bike mais pesada e no inicio nem pensei nas consequências de uma queda naquela zona, falo de descidas com bastante pedra, e falésias.
Pontos de água nem vê-la, locais para comer, esqueçam nem vê-los.
Para mim até à data o dia mais estafante.
Ao chegar à estalagem de pernoita, parecia um Oásis, e o jantar estava divinal.
-
Ainda no Vale Cimeiro
Ainda no Vale Cimeiro
-
* PONTE FILIPINA *
Hugo em Miniatura
-
Ponte do Indiana Jones
-
Trepar escarpa, e que escarpa!
-
Dornes
-
QUARTO DIA
VALE SERRÃO / MILREU
Tivemos um pequeno almoço também divinal, estômago bem reforçado.
Primeira subida que fizemos tinha 28%! Cliquem Aqui
Não vou adiantar muito, no km 26, em Vilar Ruivo desisti da GRZ, estava um calor que deitou-me abaixo em todos os sentidos, nunca tinha sofrido tanto numa travessia, nem passeio de bike.
Desisti da rota, mas fui na mesma a pedalar até Milreu, no mato há sempre vantagem de andarmos à sombra, na estrada não há essa sorte. O sol estava tórrido e bem que queimou.
Ao chegar ao Milreu, fui à procura do Café Retiro do Caçador, encontrei e fui-me instalar numa das casas do Despertar na Aldeia, fica feito a publicidade, apartamento 5*. Cliquem Aqui
Chegada Deles, Valentes... Video
Chegada Deles, Valentes... Video
QUINTO DIA
MILREU / CONSTÂNCIA
O dia anterior tinha sido uma desgraça, desisti pela minha saúde, andar por andar e sem condições, não faço nada.
Neste dia ainda fui com eles até ao Miradouro do Penedo Furado, depois eles foram à frente, penso que iam ao Penedo, e ainda fiquei à espera deles uns minutos, mas como nunca mais vinham, decidi continuar e mandei uma sms avisar que ia seguir, mas por estrada, já me tinha decidido que a Minha rota tinha chegado ao fim no dia anterior. Assim o fiz, segui por estrada até Constância, sem dúvida que foi a melhor decisão. Ao chegar a Vila Poema, ainda dei uns mergulhos no Rio e numa fonte, soube que nem ginjas, que maravilha.
Chegada Deles, Valentes... Video
Eu não terminei como eles, mas fiquei super entusiasmado com a sua chegada com êxito
-
"Dou-me melhor com a chuva e o frio, do que com o calor.
Adorei tudo o que fiz, fiquei com pena de não ter concluído a Rota da maneira que imaginei. Não haverá próxima, não repito caminhos, mesmo que não os conclua. "
-
"Quem quiser o fazer brevemente, aconselho a irem bastante leves. Não é o BoggyMan, mas convém treinar minimamente, e não impossível de fazer, convém ter alguma rodagem em travessias.
Tudo conta, peso que levamos, duração sentado na bike, tudo condiciona."
Tudo conta, peso que levamos, duração sentado na bike, tudo condiciona."
Sem comentários:
Enviar um comentário