segunda-feira, 27 de maio de 2019

1ª ETAPA - ROTA VICENTINA "AREIA"

Olá caros amigos

Na passada 3fª, eu e mais dois amigos rumámos a Tróia, com o sentido de iniciarmos a Rota Vicentina junto ao Litoral, não se trata da Rota dos Pescadores, essa é pedestre, esta que falo, foi arranjada ao longo dos anos por um amigo, e tornou-se para mim, a minha Rota Vicentina "Pescadores".




Bem, combinámos cedinho, tipo às 05h30 na estação Roma-Areeiro, para embarcar no comboio da Fertagus para Setúbal. Grupo estava animado, como sempre, esta tripla é demais. Ao chegar à terra do Bocage, fomos comprar os bilhetes do ferryboat, e logo a seguir encher o estômago.




Passado uns minutos, lá embarcámos para Tróia, estávamos todos ansiosos por chegar à outra margem e iniciar a tão ansiosa travessia. Foi toda inédita para todos. Apesar de eu já ter feito duas vezes, não seriam como esta, daí a minha ansiedade.




"Para o Tiago seria a sua estreia em travessias, e ficou mega satisfeito com a sua prestação, tal como o Ricardo, que já não andava há imenso tempo. Eu também fiquei satisfatíssimo da maneira como correu a viagem, não houve problemas técnicos nem físicos"

Já em Tróia, toca a pedalar os primeiros 12 quilómetros, até à entrada da Comporta, aí virámos para os arrozais, mais uns tantos quilómetros e brindados com chuva, molha parvos, ao chegar ao Carvalhal parámos um pouco, repor energias, sumo de cevada e siga. Continuámos por estrada até quase Melides, aí ia começar as três picadas da Serra de Grandôla, durissímo.



Arrozais Comporta


Depois foi sempre abrir até à zona industrial de Santiago do Cacém, aí fomos ao Café Carapinha, almoçámos e bem, e retomámos o caminho, passado uns quilómetros chegámos à Albufeira da Barragem de Morgável, e pouco depois à nacional que vai para Porto Côvo e Vila Nova de Milfontes. 
 


Aí foi sempre andar, levámos uns bons quilómetros com vento de frente, e ao chegar a Porto Côvo fizemos mais uma pausa para repor energias, e descansar um pouco.


                     
       
Após o dito descanso, retomámos a viagem, e ao sair de Porto Côvo, pela praia dos pescadores, apanho um susto, ao travar com o detrás, a roda foge e por pouco ia ao chão, tive sorte e consegui dominar a fera.

Aos 24s o pneu detrás foge

Cliquem nas fotos

Após este episódio, andámos mais uns quilómetros, e recomeçou o martírio da areia, foram tantos quilómetros, e o calor que se sentia não ajudava nada.

 
Ainda deu para tirar umas chapas


Martírio da areia terminou num parque de estacionamento da praia do Malhão, foi um alivio após quilómetros a fio, pensava que ia ser assim até ao nosso destino final. ao sair daquela zona tínhamos pela frente mais uma longa subida de terra batida, algo que ainda não tínhamos encontrado, estou no gozo.

Tiago estava fortíssimo
 o calor era imenso

No fim desta subida, saímos junto ao Parque de Campismo Sitava, andámos mais uns quilómetros por estrada, e retomámos à terra batida, estradão, com muitos solavancos causados pelos pneus dos tractores no inverno, e depois de seco, fica nesse estado. 

Foi rápido até Vila Nova de Milfontes e nosso local de Pernoita, o merecido descanso estava a escassos metros. E voilá!



Houve um pequeno problema com o meu GPS, pus no pause sem saber e depois deu nisto, não contabilizou na totalidade


Fim da 1ª Etapa - Tróia / Vila Nova de Milfontes
1200D+ / 110km

1 comentário:

  1. Boa noite, Daqui a uns dias eu e uns amigos vão fazer a costa vincentina. Será que podia enviar/disponibilizar os ficheiros gpx. Com os tracks?

    ResponderEliminar